sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Valer a Pena

TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA.
Fernando Pessoa

Este valer a pena é tão grande que assusta. Assusta pensar que TUDO vale a pena.
Ora, ora, não é assim que fui ensinada. Há várias regras e conceitos a serem cumpridos que precisam ser levados em contas, ainda que não valha tanto a pena.
Foi assim que eu pensei durante alguns anos. Foram pensamentos como este que me fizeram uma pessoa angustiada, pesada. Foi o meu tempo de perfeição. Quanta ironia!!!

Eu, por muito tempo, busquei a perfeição. Sim, ao total do contrário do que sou hoje. Talvez quem me conheça hoje ache esta afirmação uma piada. E, de fato, é mesmo. Querer a perfeição só pode ser uma piada. Uma piada passada de geração em geração.
Uma idealização elaborada por algum brincalhão muito esperto que jamais imaginou que a humanidade criaria tantos estudos e técnicas almejando a perfeição.

Já diria Voltaire:
Deus é um comediante a atuar para uma platéia assustada demais para rir.”

Hoje, livre da tortura de querer a perfeição, da insistência em caber em determinados moldes, sei que realmente tudo vale a pena. E eu poderia citar aqui inúmeras situações, pessoais ou mesmo ilusórias, mas o VALER A PENA, não preciso de complemento ou ilustrações.

Nenhum comentário: